09/04/2010

História da Meia-Calça




Alguns historiadores contam que os Egípcios foram os primeiros a vestir meias.. Na verdade eram pedaços de pano amarrados nos dedos dos pés... Mas não se vê registros disso, só mesmo das sandálias feitas de palha, papiro ou fibra de palmeira... E quem usava eram os nobres. O povão andava descalço!
 

A história da meia é mesmo interessante a partir do século 16...
 

Em 1589, a Rainha Elizabeth I começou a usar seus primeiros pares de meia de seda! Os homens dessa época usavam meias muito mais do que as mulheres, pois até o século 20 uma senhora nunca poderia mostras as pernas.
 Imagem Séc XVI, veja os moçoilos todos de meia-calça:

Aqui, a imagem refere-se ao Séc. XVIII, os homens usavam muitas meias.. Vai, confessa, eram elegantes!
 
Nos anos 20 o comprimento dos vestidos e saias começou a mostrar um pouquinho das pernas (entenda “canelas” até a metade da década - risos), e nesses casos a meia era obrigatória. Incialmente era de seda ou rayon, e só depois dos anos 40 começou a ser produzida com nylon.


O nylon era utilizado originalmente apenas como linha de pesca! Mas em 1939, Dupont descobriu a fibra e começou a confeccionar meias! A Dupont bombou, tanto que é conhecida até hoje! Olha só essa propaganda de meias masculinas da época, que legal:


Nos anos 40 e 50,  a meia-calça estava presente nas produções de atrizes e dançarinas em filmes e teatros! Como destaque, a atriz e dançarina Ann Miller, que deixou a meia mais popular com filmes como “Daddy Long Legs”...

Veja fotinhos dela:


Em 1953, Allen Gran, de Glen Raven Knitting Mills desenvolveu a “Panti-Legs”mas ainda não era comercializada... Então Sr. Ernest G. Rive inventou seu próprio design (muito similar ao que usamos hoje) e em 1956 patenteou a ideia! O design foi adotado por outros, causando disputas nos EUA!!
Em 1960, começou a ser produzida com elastano, deixando-a mais confortável.. E com a vinda  minissaia, virou um item fashion necessário!!!


A partir dos anos 70 a popularidade só aumentou... E hoje ela existe em mil cores, fios, e até com atributos especiais como "deixar o bumbum mais levantado", essas coisas! A tecnologia contribui e nós agradecemos, claro!

Veja fotos de partes de histórias mais recentes...
Madona, usou e abusou da arrastão. Quem não lembra dos tempos que ela usava crucifixos + laços + franja esquisita enroladinha + meia arrastão, super Like a Virgen? Brincadeiras à parte: na pernoca de madona qualquer coisa fica lindo!
Mesmo nos figurinos mais atuais, ainda rolam umas meias legais compondo o visual da deusa pop!

Bjork sempre teve figurinos incríveis, e às vezes a meia contribuiu (e muito):


Ai gente, e a Nina Hagen? Não é só de meias que ela abusa!!! Adooooro!




Pra finalizar, um olhar especial para as Pin Ups, símbolos de sensualidade, sempre acompanhadas de meias!


A meia transforma o visual das mulheres de todas as idades, deixando-as mais femininas, elegantes, sensuais...
Leia as outras seções deste Blog e descubra qual meia-calça tem A SUA CARA! Veja dicas, como as pessoas estão usando e quais as mais modernas!
E ainda: você pode comprar na nossa loja, aproveite!


4 comentários:

  1. Thais Fairbanks09/05/2010, 19:59

    Adorei saber as origens da meia calça! A matéria tá incrível! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Aninha...eu amei o blog e este artigo. Show de Bola...parabéns!!! Renata Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas! Voltem sempre! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog é muito interessante!

    ResponderExcluir

modasuacara.blogspot.com Errors

Hi  modasuacara.blogspot.com , Hope you are doing great! This is  Anthony , Business Analyst with  WebTech Research (An age-old Digital Mark...